Como Resolver Problema de PC Travando

Limpando o PC
Seu PC travou quando você já estava quase terminando de digitar aquele trabalho enorme, sem nem se quer uma só página ter sido salva, e a unica solução possível é restartar e começar tudo novamente?
Deu até vontade de atirar o micro no lixo e buscar um novinho?
Calma! não se desespere!
Muito provavelmente seu PC tem solução e pode voltar a ficar como antes, basta algum tempo e um pouco de dedicação.
Na maioria das vezes o problema é simples de ser resolvido, bastando executar uma "limpeza".
Quando falo em "limpeza", considero duas possibilidades: software e hardware, pois ambas, juntas ou não, podem dar origens a falhas e travamentos.
A seguir você verá individualmente os dois processos que estão descritos na mesma ordem, mas que podem ser alterados de acordo com a necessidade de cada máquina e a prioridade de quem irá executa-lo.
Limpeza de Software
Quando navegamos na internet, as vezes trilhamos por caminhos desconhecidos que podem conter malwares, além disso, muitas vezes nos deparamos com sites que nos oferecem coisas que achamos interessantes, ex.: fotos, vídeos, papel de parede, programas, jogos, etc., que quase sempre acabamos baixando e instalando em nosso computador, (e outros que se instalam clandestinamente sem terem sidos solicitados), e em pouco tempo o desktop esta cheio de coisas inúteis que provavelmente nunca usaremos.
Alguns destes programas contem vírus, outros são tão pesados que precisam de um computador de ultima geração para abri-los, e o pior é que alguns nem funcionam, só servem para entulhar a máquina destruindo o sistema operacional e ocupando espaços enormes no HD, que para piorar nem sempre tem o tamanho que gostaríamos que tivesse.
Então por que não começar por aí?
Faça uma revisão em tudo que está gravado e instalado, veja os arquivos e programas dos quais você realmente necessita e apos isso apague e desinstale o restante, mas atenção: no caso dos programas não adianta apagar do desktop, tem que ir em "instalar e desinstalar programas", para que eles realmente desapareçam da máquina.
Em seguida instale um programa de limpeza, pode ser gratuito mesmo, tipo ccleaner, que pode ser baixado em http://www.baixaki.com.br ou outro site de sua preferência, e executá-lo, você verá quantas coisas inúteis estavam sendo guardadas.
Alem disso, baixe e instale um antivírus que também pode ser gratuito (recomendo o AVG, mas tem outros muito bons como o Avast, o Avira ou o Norton), depois de instalado execute uma verificação atrás de vírus.
Importante: antivírus é um só, não adianta querer superproteção, e sobrecarregar o equipamento, este tipo de programa é muito pesado e ocupa muita memoria, além disso pode ocorrer conflitos entre eles, causando lentidão e travamentos.
O próximo passo é fazer a desfragmentação do sistema, pois depois de ter removido um caminhão de entulho, chegou a hora de colocar as coisas nos devidos lugares, o próprio sistema operacional disponibiliza esta ferramenta, é só ir em: "Iniciar" - "Programas" - "Acessórios" - "Ferramentas do sistema" - "Desfragmentador de disco".
Etapa concluída, restarte seu computador e comece a usa-lo para ver se resolveu.
Limpeza Física da máquina
Em alguns casos os procedimentos acima são suficientes, porém se o problema persistir, então a atitude à ser tomada, deve ser mais radical e merece um pouco mais de atenção e dedicação.
Computadores pessoais costumam ficar expostos aos mais diferentes ambientes, na maioria das vezes sujeitos a poeira, umidade e sabe-se la mais o que, fatores que são inimigos de equipamentos eletrônicos, porém apesar dos circuitos eletrônicos disporem de alguma proteção contra estes fatores, as conexões e os slots, não gozam deste privilégio e consequentemente sua fragilidade é inevitável.
Podemos então concluir que são pontos a serem observados com mais atenção, pois basta um grão de poeira entre dois contatos para que o sistema todo pare.
Outro fator a ser considerado, é o excesso de calor no interior da maquina, que pode ser causado por mau funcionamento ou travamento de uma das ventoinhas.
Ha também a questão da poeira acumulada no cooler (dissipador) do processador, muitas vezes a quantidade de pó é tão grande que este componente está com suas aletas completamente obstruídas (caso da foto), impedindo a saída do calor, e neste caso com o excesso de calor corre-se o risco de queimar o processador que nem sempre é encontrado nas lojas para a substituição, impossibilitando o conserto da máquina.
Limpeza propriamente dita
Nestes casos, existem duas soluções, sendo a primeira a mais simples.
Se tiver acesso a um compressor de ar, coloque-o na pressão máxima e bata um ar em tudo, caso não o tenha, leve o PC até um posto de combustível ou a uma borracharia e peça ao funcionário que o faça, mas sempre com sua supervisão para que nenhum componente interno seja danificado.
Outra possibilidade menos recomendada é o uso de um pincel, neste caso a atenção deve ser dobrada para não esbarrar com muita força nos componentes da placa.
 Nas memórias e nos slots estão concentradas as maiores possibilidades de falhas, pois são os componentes que tem o maior numero de contatos vulneráveis a oxidação e a poeira, neste caso passe sobre os contatos  uma borracha escolar, e em seguida um pano seco, mas atenção evite tocar nos contatos e não use panos como a flanela que acumulam eletricidade estática e queimam componentes internos da memória aumentando ainda mais o problema.
Obs.: as memórias são componentes que acumulam informações e se alguma estiver danificada não tem jeito, a solução é a troca da peça, caso tenha alguma de reserva, mesmo que seja de menor capacidade, vale a pena usa-la em substituição para teste, pois grande parte dos travamentos e telas azuis, são originadas aí.
Fonte
Quanto a fonte, se quiser um serviço bem feito, ela deve ser aberta para a execução da limpeza.
Aproveite e faça a lubrificação do eixo da ventoinha, normalmente a lubrificação também diminui ruídos incômodos causados por desgastes no eixo.
 A segunda solução de limpeza, é mais radical, pois requer a desmontagem da máquina e a lavagem das peças e neste caso se não tiver experiência sugiro que pesquise mais detalhes antes de executá-la pois um erro pode danificar o equipamento e colocar tudo a perder, porém se desejar faze-lo, e garanto que é perfeitamente possível pois sempre o faço e é minha opção preferida, proceda da seguinte forma:
Depois de completamente desmontada, com um pincel macio e detergente neutro, lave tudo: caixa, tampas, cabos, cooler, ventoinha, placa-mãe, e neste ultimo item, lave principalmente os slots do processador e das memórias, em seguida seque com um secador de cabelos ou deixe secar ao sol, mas só faça a remontagem, após ter certeza que está tudo bem seco, água no slot do processador, com certeza irá queimá-lo.
Obs: Não lave o HD, o leitor de cartão e nem o leitor de DVD, estes componentes são muito frágeis, nestes, é só pincel seco mesmo.
Provavelmente esses procedimentos resolverão o problema de sua máquina, 
porém se assim mesmo os sintomas persistirem, sugiro a formatação como uma ultima tentativa.
Se já tiver executado tudo isso, e sei que o trabalho foi bem grande e demorado, e o seu cérebro já está quase fundindo, fique com a consciência tranquila de ter feito tudo o que estava ao seu alcance e considere o seguinte: 
Tudo na vida se acaba, e os equipamentos eletrônicos não fogem à regra, defeitos em componentes eletrônicos são comuns e certos problemas só podem ter soluções nas mãos de um técnico com auto grau de conhecimento e ferramentas adequadas, um destes problemas e que pode estar acontecendo em sua máquina, está demonstrado nas imagens abaixo, componentes como estes (foto) chamados de capacitores,  com o passar do tempo podem estufar e entram em curto circuito, observe em sua placa estes componentes, caso haja algum nesta condição é sinal de problema.
 Neste caso o ideal é consultar um técnico para avaliar se compensa substituí-los pois se a maquina já tiver alguns anos, talvez seja melhor colocar um pouco mais de dinheiro e comprar um novo.
Para finalizar
Veja nas fotos abaixo um computador que estava travando e teve o problema resolvido, no caso particular era mau contato em um dos pentes da memória, porém já que estava aberto, aproveitei e fiz uma limpeza geral.
Ficou novo de novo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Link de inscrição no Youtube

Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada