Antena Wireless Caseira

Antena Wireless Caseira
Aqui estão duas antenas caseiras para conexão com a internet via rádio
A da esquerda muito simples, mas que da bons resultados, feita com lata reaproveitada de chocolate em pó, leite condensado, leite em pó, etc.
A da direita um pouco mais sofisticada e trabalhosa, feita com a tela de uma lixeira, sucatas de antena de TV, e alguns pedaços de chapa galvanizada, mostrou ser mais eficiente, com um ótimo ganho atingindo maiores distâncias.

Como construí-las
Começando pela mais simples
Apos testar vários tipos de latas, percebi que o ganho entre elas variava muito pouco, porém a direcionalidade aumentava conforme a profundidade, então optei por esta (imagem 1).
Imagem 1
Testei a furação em vários pontos e dos três que você vê, o que melhor resultado deu foi o furo do centro feito na parte mais estreita da lata, neste ponto coloquei um conector extraído de um receptor de antena parabólica.
Apos retira-lo do antigo receptor, cortei um pedaço de fio de 1mm de diâmetro e 4cm de comprimento (já incluso 1cm de sobra para o encaixe no conector), porém a medida da antena é de 3 cm de comprimento, que é referente a 1/4 de onda do canal 6 que está no centro da banda de frequências destinadas a este tipo de comunicação (veja na tabela abaixo, o canal 6 que está em negrito é o que foi utilizado como referência para o calculo).
O calculo é o seguinte: divida a velocidade de propagação da onda de RF (rádio frequência) pela frequência a ser utilizada, ou seja, 300.000 km/s dividido por 2.437.000 kz,  resultando em 0,1231021 m, ou seja, 12 cm (nominal), que deve ser dividido por quatro para se obter 1/4 de onda, ou seja, 0,1231021 m dividido por 4, resultado 0,0307755 m, ou seja, aproximadamente 3cm, como vou encaixa-lo no conector cortei 1 cm maior e o resultado ficou assim.
Feito isto, soldei uma das pontas de um pedaço de cabo coaxial no conector.
Obs.: caso queira construí-la, na hora de soldar, lembre-se de tomar muito cuidado para não curto-circuitar a malha do cabo com o fio central, caso contrário a antena não vai funcionar.
Passe uma fita isolante em volta da ligação para reforçar a emenda e evitar que ela acabe se quebrando com prováveis movimentos do cabo coaxial.
Na foto abaixo, o conector já fixado na lata, e com o respectivo cabo.
Na outra ponta do cabo está um "USB Wireless LAN Adapter", que não tinha saída para antena externa, então o jeito foi adaptar. Apos aberto o aparelho, retirei a antena interna e no mesmo ponto soldei a outra ponta do cabo, obs.: se não quiser ter esse trabalho e nem correr o risco de danificar o aparelho, sugiro que compre um já com a saída para antena externa ou faça a opção pela placa PCI de uso interno na maquina que tem essa opção.
Caso queira colocar a antena sobre o telhado, faça uma extensão ou monte o conjunto com um cabo maior, lembre-se que cabos maiores tem mais perdas, então devem ser mais grossos.
Como esse adaptador usa conexão USB, existe a possibilidade de se usar uma extensão do mesmo tipo.
Esta antena tem bom ganho e ótima direcionalidade, extremamente adequada para lugares com uso intenso do espectro, pois só capta na direção para a qual está apontada, reduzindo interferências indesejadas, além de ser pequena e facilmente adaptável.
----------------------------------------------------------------------------------------
Antena Direcional de Grade
A antena direcional de grade tem seu uso muito difundido em radiocomunicação devido ao seu alto desempenho, qualidade do sinal e direcionalidade são apenas dois dos seus pontos fortes, por isso, ela tem sido uma das preferidas nos meios de telecomunicação, e neste tutorial você vai ver como construir uma utilizando materiais de sucata.
Esta eu mesmo fiz e garanto que o resultado não ficou nada a desejar em comparação à uma semelhante industrializada.
Com relação à anterior, esta antena tem um grau mais elevado de dificuldade para ser construída devido as suas características técnicas e mecânicas, porém com um pouco de dedicação, paciência e algumas ferramenta simples, você poderá monta-la sem maiores problemas.
Começando pela grade
O que esta na foto acima, é parte de uma lixeira (ou sexto aramado), que depois de ter sido retirado o fundo, foi dividida em duas partes.
Seu tamanho aproximado é de 75 cm de comprimento por 50 cm de altura.
Para criar uma pequena curva no sentido vertical, foi batido com o martelo sobre os arames da tela,
Obs.: utilizei uma madeira em baixo para facilitar o trabalho.
Para posteriormente colocar a antena sobre um mastro, fixei na parte traseira da antena um pedaço de tubo que cortei de um pé de piscina, daquelas desmontáveis que já não tinha mais utilidade.
E depois de cortada as extremidades, foi feito um corte e retirado um pedaço para que pudesse ser fixado um outro tubo quadrado de 50 cm que reaproveitei de uma velha antena de TV. A finalidade deste outro tubo é dar sustentação ao elemento receptor da antena.
Observe que eu poderia simplesmente te-lo fixado com um parafuso atravessando os dois tubos, porém não o fiz, porque depois da antena pronta, seria necessário fazer a regulagem de profundidade do elemento receptor, então o mais pratico foi colocar uma abraçadeira que foi apertada apos a regulagem final.
A peça que está na foto de baixo é o elemento defletor, feito com chapa galvanizada, (dessas de calha), suas medidas são 12 cm de comprimento por 6 cm de altura, nele deve ser feito um alongamento para a fixação do elemento receptor positivo, note que há cinco furos nela, dois para a fixação desta peça ao tubo quadrado e três para a fixação do cabo coaxial.
Veja como ficou.
Aqui já com o cabo fixado
Observe que foi colocado um ilhós plastico para evitar curto-circuito do fio com a chapa, este fio pertence ao próprio cabo coaxial, (fiz assim para evitar perdas com a utilização desnecessária de um conector), quanto a malha do cabo, foi fixada na chapa com uma pequena abraçadeira.
Caso queira construí-la, tome muito cuidado ao executar esta parte, pois não pode haver nenhum curto. Também será necessário vedar bem a ponta do cabo para não entrar água, para isso utilize silicone ou massa epóxi, (não use cola quente, pois como a antena ficara exposta ao sol, a chapa se aquece e a cola derrete comprometendo a vedação).
 Outra parte também feita com chapa é esta peça que tem a finalidade de cobrir o elemento receptor e dar um reforço ao defletor que por ter sido feito com chapa fina, ficou meio fraco e poderia se desalinhar.
Nas imagens abaixo dá para ver o conjunto já pronto, note dois detalhes: o primeiro é que o cabo passa por dentro do tubo, e o segundo é que foi soldado um tubinho para aumentar a espessura do fio positivo criando uma área maior de recepção neste elemento.(este tubo deve ter 3 cm, que é o mesmo tamanho do fio).
O cabo coaxial que estou usando foi aproveitado de um descarte de TV a cabo que inclusive já estava com o conector.

Ajustes
Depois de montada, para que dê bons resultados, a antena tem que ser ajustada e para isso proceda da seguinte forma:
Conecte a antena à placa wireless, ligue seu computador e procure um sinal qualquer, com a ajuda do medidor de sinal de sua placa, (o medidor é um software que vem junto com os drivers da placa), corra com o conjunto receptor da antena (tubinho quadrado) para frente e para traz até achar o ponto de maior ganho, feito isto reaperte a abraçadeira para que não se perca a regulagem.
Aqui a antena instalada no telhado
Resultado
Este é o resultado da recepção, onde embora fracos, consegui receber os sinais de oito redes, sendo que utilizando a antena original do adaptador nenhuma rede apareceu.
Conclusão
As vezes pode parecer não compensar o trabalho que dá fazer certas coisas, considerando que uma antena destas nem custa tão caro, porém a satisfação que se tem ao ver o resultado, além do conhecimento que se adquire principalmente pelas pesquisas que se faz antes de realiza-lo, acaba por valer a pena, além do que, a natureza também agradece, pois se utiliza de materiais que muito provavelmente iriam acabar indo parar no lixo.
"Seja verde"
Leve uma vida ecológica
Reaproveitar materiais significa evitar desmatamentos e novas extrações minerais, preservando o meio ambiente para as atuais e futuras gerações.
Pratique os três Rs: Reutilizar - Reaproveitar - Reciclar.

2 comentários :

  1. APESAR DE AINDA NÃO TER TESTADO, ACHEI EXCELENTE. PENA QUE COISAS COMO ESSAS TÃO EXPLICADAS É DIFÍCIL DE ACHAR PESSOAS DISPOSTAS EM AJUDAR OUTRAS DE FORMA VOLUNTÁRIA. PARABÉNS. SE TIVER MAIS TUTORIAIS, EU DESEJO VER. OBRIGADO. EDUARDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, muito obrigado pelo seu comentário, clique em seguir este blog e também o meu canal de vídeos no YouTube, sempre estou colocando coisas novas, abraços.

      Excluir

Link de inscrição no Youtube

Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada