Aquecedor Solar Caseiro

Construa um aquecedor para água utilizando latinhas de alumínio e garrafas pet, aproveitando a energia do sol economizando eletricidade e ajudando a preservar o meio ambiente.
Este equipamento, serve para até quatro banhos.
Gastando muito pouco, você constrói um aquecedor solar como este, que irá beneficia-lo diretamente e a todos por tabela, a economia pode atingir 30% de suas despesas com eletricidade, então mãos a obra.

Material:
  • 1 tambor plástico de 200 litros, (não pode ser de produto tóxico)
  • 50 garrafas pet transparentes de 2 lt (qualquer marca),
  • 18 mt de tubo pvc marrom de 20 mm (usado em encanamento de construção), este tubo não pode ser mais grosso pois não entra no gargalo das garrafas,
  • 18 conexões tê marrom de 20 mm,
  • 1 torneira de boia 1/2",
  • 4 flanges de 1/2" (adaptadores rosca-cola),
  • 70 cm de tubo de pvc branco esgoto de 75 mm,
  • 2 niples 1/2 branco,
  • 1 joelho (cotovelo) 1/2 branco com rosca,
  • 1 joelho marrom ou azul de 1/2 para 20 mm,
  • 4 joelhos (cotovelos) marrom de 1/2",
  • 1 boia reaproveitada de uma torneira de boia usada,
  • 1 tubo 75 g de adesivo para pvc,
  • tinta preta,
  • 40 latinhas de cerveja ou refrigerante (reciclagem),
  • fita crepe,
  • fita isolante,
  • 3 rolos de 7,5 m x 30 cm de papel alumínio,
  • isopor reaproveitado de caixas velhas,
  • cola ou arame para fixar o isopor,
  • alguns metros de copex (conduíte de fios elétricos)

Montagem do coletor
1 - Procedimento com as garrafas:
Lave-as, retire os rótulos, reserve dez, nas outras corte o fundo próximo as curvas da base, veja foto:
Nas dez reservadas faça um furo no centro da parte de baixo para a passagem do tubo, como na foto abaixo. Para furara-las utilize uma serra-copo, mas se não tiver poderá faze-los aquecendo um cano de ferro de 1/2".

2 - Procedimento com as latinhas:
Abra-as com uma tesoura, endireite-as e pinte-as de preto (sua função é ajudar a absorver mais calor dentro da garrafa)

3 - Procedimento com os tubos:
Corte o tubo de 20 mm em 10 pedaços de 109 cm (1,09 m), este tamanho é o correto para cinco garrafas, corte também deste mesmo tubo 18 pedaços de 9 cm, pinte todas as peças de preto,
 obs.: com uma fita crepe, proteja as extremidades dos tubos que serão coladas, não esqueça de retirar as fitas depois que a tinta secar. (faça assim para que a cola dê boa aderência),

Montagem:
Cole o centro de um te em cada pedaço de tubo pré cortado de 109 cm, deixando a outra extremidade aberta para o encaixe das garrafas, neste mesmo tê, cole em uma de suas extremidades um pedaço de 9 cm, que posteriormente se juntará ao outro conjunto. Encaixe as garrafas no tubo pelo gargalo colocando dentro de cada uma, uma latinha de alumínio, obs.: prenda-as nas garrafas com fitas crepe para que não saiam da posição, prenda também o gargalo da primeira garrafa com fita isolante para que não rode, pois todas as garrafas de todos os conjuntos devem permanecer de forma a expor os tubos voltados para cima sobre a chapa das latinhas, após remontar cinco garrafas, sendo que a ultima deve ser aquela com o furo, nesta não se coloca a latinha, cole o outro tê já com o pedaço de 9 cm em uma das laterais, nove conjuntos serão montados assim, o décimo deve ter os tês substituídos por joelhos para o fechamento do circuito, feito isto, junte todos os conjuntos colando-os bem para não haver vazamentos, está pronto o coletor.

Reservatório ou (Boiler)
Tão importante quanto o coletor, o reservatório é a parte que completa o sistema, dele depende o funcionamento do ''termo-sifão''(circulação por diferença de temperatura, onde a água quente sobe e a fria desce), portanto devemos ter atenção especial em sua montagem.

Principio de funcionamento
A água chega até o reservatório (tubo de cima ''na foto'') através de uma torneira de boia que controla seu volume, preso à esta boia está o tubo de 75 mm que descarrega a água no fundo do reservatório impedindo a água fria que entra de se misturar com a que já se aqueceu. O tubo de baixo ''na foto'' é a saída da água, ele foi revestido com um conduíte para minimizar a perda de calor, neste caso percorreu quatro metros até o chuveiro.

Interior
Nesta foto podemos ver alguns detalhes do interior do reservatório
Observe que na saída está acoplado um dispositivo que permite recolher a água em níveis variáveis (útil caso falte água no abastecimento enquanto estiver usando) além de aproveitar melhor a água mais quente que é a que está em cima, veja detalhes de como montar este dispositivo,

Dispositivo pescador

Componentes e sequência de montagem
Flange, niple, joelho rosca-rosca, niple, joelho cola-rosca, 30 cm tubo, boia.
A função da boia, é manter a ponta do tubo quase na tona da água, observe que a boia deve ser fixada acima do tubo, mantendo-o mergulhado para que não entre ar no sistema, não aperte as roscas, (lembre-se, este conjunto é móvel) com exceção daquela que fixa o conjunto na flange. Todo o conjunto se instala no centro do reservatório (tambor).
Caso não queira utilizar este dispositivo, faça a furação de saída próximo a superfície, porém sempre em um ponto mergulhado.

Acoplamento do coletor ao reservatório
Faça um furo no centro e outro próximo ao fundo do reservatório (não importa o lado) coloque as flanges, aperte para não vazar, se necessário, utilize massa para calafetar, acople o sistema o mais próximo possível, utilize garrafas ou conduíte sobre os tubos para evitar a perda do calor (isolamento térmico),
Detalhe: O coletor deve se possível ficar voltado para o norte, se o local à ser instalado estiver abaixo da linha do equador, (maior incidência de sol), a parte mais alta do coletor não pode ficar acima do centro do reservatório no tubo de interligação superior.
Neste momento seu sistema já esta apto a funcionar, porém para melhorar o desempenho, é conveniente fazer a isolação térmica do reservatório, para isto utilizei neste caso 21,5 m de papel alumínio (3 rolos de 7,5 m x 30 cm) destes de culinária,
Para completar recortei duas velhas caixas de isopor em tiras, as quais foram amarradas em volta do tambor.
Obs.: este método de isolação térmica pode ser substituído de acordo com sua criatividade e material disponível.

Viva bem - viva ecologicamente.

6 comentários :

  1. Olá amigo, ótima ideia essa sua, fiquei com uma dúvida, qual o tipo de tubulação vc usou para levar até o seu banheiro, foi tubulação de água comum ou própria para água quente, estou querendo fazer na minha casa e não encontrei ninguém falando sobre isso. Pensei também em fazer com tubulação de forro de PVC, vc jah viu alguém fazendo assim? e qual a média de temperatura que ficou o seu sistema, dá para usar só ela ou tem que misturar com água fria na hora do banho? sei que são muitas perguntas mas é que estou realmente interessado nesse sistema. Abraço e parabéns pelo belo post.
    fabiomgdias@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas Firmino, a tubulação que estou usando no banheiro é a comum (marrom), o mesmo tubo que foi usado em todo o sistema, pode fazer assim pois a temperatura máxima que atinge este aquecedor é inferior a temperatura máxima suportada pelo tubo.
      Quanto a temperatura máxima que atinge o sistema eu nunca medi mas acredito que em dias muito ensolarados possa chegar a 60ºc e nessa temperatura é necessário misturar com água fria, porém na maioria das vezes a temperatura da água fica bem agradável.
      A opção de construir a placa coletora com forro alveolar de PVC é muito boa pois sua construção é bem simples e com ótimo resultado, apenas deixando à desejar no quesito durabilidade, onde o tubo de PVC ganha. Abraços.

      Excluir
  2. Muito boa a dica do aquecedor parabéns vou tentar fazer um em casa so uma duvida como prender a caixa dagua no telhado obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso é um caso, no meu eu tenho uma parede que está servindo de base para o tambor, mas se não tiver onde colocar, então terá que fazer uma base sobre o telhado apoiada no madeiramento.
      Grato pelo comentário, abraços.

      Excluir
  3. Ola, gostaria de fazer aqui em casa esse aquecedor mas minha caixa ficaria no mesmo nivel que a saida de agua quente... e uns 20cm abaixo da entreda de agua fria do aquecedor...parecido com essa foto sua..deu certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se mesmo estando baixa a sua caixa conseguir manter o sistema cheio de água, então vai funcionar, aqui está funcionando perfeitamente a quatro anos, a única coisa que estragou foi os conduítes amarelos que serviam de isolamento, devido ao ultravioleta do sol, ficaram podres.

      Excluir

Link de inscrição no Youtube

Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada