Disco Estroboscópico

Disco Estroboscópico
Para os aficionados em eletrônica antiga, ou colecionadores, dispomos aqui uma ferramenta importante. Um disco que permite ajustar com exatidão a rotação de toca discos de vinil. Caso seu aparelho de toca discos não disponha de um sistema embutido, utilize este.

Proceda da seguinte forma:
Clique sobre a imagem para abri-la, salve em seu computador, imprima, e depois recorte na parte indicada, faça um furo no centro, e pronto. 
Coloque-o no toca disco e ilumine-o com uma lâmpada incandescente ligada em uma rede de 60 Hz, acione o aparelho e observe em um ponto fixo no disco sobre a faixa equivalente a rotação desejada se os marcadores dão a impressão de estarem parados. 
Caso contrário observe o sentido, se estiver anti-horário, acelere a rotação do motor até equalizar, proceda de forma inversa para desacelerar.
Disco Estroboscópico
Baixar - Imprimir

Para rede elétrica de 50 HZ, utilize este outro disco que tem esta opção, mas atente em visualizar a faixa correta que está indicada no próprio disco.
Disco Estroboscópico 1
Baixar - Imprimir

Abaixo, o circuito de um regulador muito utilizado em toca discos portáteis, nele você vê o resistor 566 de 100R no qual se atua para fazer o ajuste.
Regulador do Motor
Baixar - Imprimir
Em alguns modelos mais recentes e de melhor qualidade, existe um potenciômetro que fica em local visível e de fácil acesso, porém estes equipamentos dispensam o uso de discos estroboscópicos externos pois já o possuem nas bordas dos pratos.
Além deste modelo, é comum encontrar reguladores embutidos no próprio motor, neste caso observe um orifício na parte de traz do motor que normalmente vem lacrada com um selo para evitar a entrada de poeira, retire o selo e com uma pequena chave de fenda efetue o ajuste.
Existe também motores de corrente alternada que normalmente são ligados diretamente a rede elétrica muito comum em equipamentos valvulados, neste caso não ha regulagens pois sua rotação já vem pré estabelecida de fabrica, apesar de estes equipamentos também desajustarem por desgastes dos componentes que estão associados ao mecanismo, tais como as polias, a unica solução, e a troca das peças desgastadas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Link de inscrição no Youtube

Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada