Como Instalar Lâmpada em Churrasqueira

Fazer churrasco à noite em churrasqueira sem iluminação interna, só quem já fez sabe a dificuldade que é, e pensando nisso já que em outra postagem ensinei como construir uma churrasqueira de alvenaria, nesta vou mostrar como instalar iluminação em seu interior. A melhor coisa de um churrasco depois de estar em boas companhias é apreciar uma carne no ponto, mas como deixa-la assim se você não consegue enxergar direito o que está fazendo?
Ter uma boa iluminação é fundamental para se desenvolver um bom trabalho seja em qual área for.
Faltar luz em uma churrasqueira é como não ter luz na geladeira, no forno ou no micro-ondas, ou seja, não dá não é? Então mãos a obra.
Para ilumina-la será necessário algum material que pode facilmente ser encontrado em qualquer loja de material elétrico.

Material necessário:
Bucha plástica 6 mm - 2 pc
Parafusos para bucha - 2 pc
Caixa de embutir 2 x 4" - 1 pc
Interruptor com espelho - 1 pc
Chapa galvanizada medindo 8 x 12 cm - 1 pc
Eletroduto corrugado 1/2" - medida variável
Bocal ou Soquete para lâmpada de rosca - 1 pc
Fio 1,5 mm com isolação antichama - medida variável
Lâmpada incandescente 40 ou 60 w - 127 ou 230 v - 1 pc

Ferramentas:
Furadeira, broca de vídea 6 mm, chave de fenda, martelo, talhadeira, desempenadeira, alicate.

Instalação:
Caso já tenha uma caixinha por perto, basta fazer um corte na parede deste ponto até a churrasqueira e embutir um eletroduto dentro do qual será introduzido o fio, porém se não tiver será necessário embutir também a caixa.
Se não desejar ter toda esta trabalheira, a fiação poderá ficar externa mesmo ou embutida em sistema x, ("Sistema x" conduíte e caixinha externa).
Encontre alguma forma de passar este fio para dentro da churrasqueira através do conduíte ou mesmo através de um furo feito com a furadeira diretamente na massa entre os tijolos. No caso das fotos este serviço foi feito durante a construção da churrasqueira, porém pode ser feito em qualquer momento. Não ha necessidade de esta lâmpada ficar centralizada dentro da churrasqueira, a única coisa a ser observada é a altura que deve ser de aproximadamente 2,00 m a partir do chão, alturas maiores dificultam a manutenção (troca da lâmpada), alturas menores colocam em risco a fiação e a própria lâmpada devido ao calor e ao fogo que podem atingi-la.
O próximo passo é fazer um furo de 6 mm no tijolo para a fixação do bocal, este furo deve ficar logo acima daquele por onde vai entrar o fio. Para facilitar, meça o tamanho necessário de fio, corte-o e fixe as duas pontas nos parafusos do bocal, só depois o passe pelo conduíte e fixe o bocal.
Com o intuito de preservar a fiação contra futuro ressecamento devido ao calor e também evitar que o bocal fique todo impregnado de fuligem e gordura que dificultam a retirada da lâmpada para limpeza ou substituição, é aconselhável fixar uma chapa galvanizada logo abaixo da entrada do fio. Esta chapa deve ser dobrada em forma de L onde um lado terá 6 cm e o outro 2 cm, neste ultimo deve ser feito um furo através do qual a chapa será fixada na parede (como na foto). Esta medida é suficiente para cobrir a fiação e o bocal mantendo somente a parte de vidro da lâmpada exposta.

Circuito de ligação:
Atenção: enquanto instala é conveniente manter a energia desconectada ou desligada para evitar curtos-circuitos ou choques elétricos.
Detalhes Importantes:
  1. O bocal deve ser de louça para não derreter.
  2. A lâmpada tem obrigatoriamente que ser do tipo incandescente. Não utilize lâmpada compacta eletrônica, pois possui base plástica que derrete com o calor e circuito eletrônico que é corroído pelo sal dos vapores do churrasco.
  3. Fixe o bocal sempre acima do ponto de entrada dos fios, dessa forma o calor da lâmpada não ressecara os mesmos.
  4. Algumas pessoas gostam de fazer churrasco utilizando lenha ao invés de carvão, se este for o seu caso, sugiro que fixe a lâmpada em uma das laterais da churrasqueira e em um ponto mais alto que o normal e quando colocar a lenha para a queima utilize o lado oposto ao da lâmpada para garantir que as chamas não a toquem.
Considerações finais:
Esta instalação apesar de dar algum trabalho, é bem simples de ser executada bastando um pouco de dedicação e principalmente atenção, afinal está se lidando com eletricidade.
Bom trabalho e bons churrascos.

2 comentários :

  1. pode ser fio comum? Achei que tivesse ser de alta temperatura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jones, eu utilizei fio comum, mas veja que foi colocado uma proteção de chapa para que as chamas e o calor sejam impedidos de atingirem os fios.

      Excluir

Link de inscrição no Youtube

Receba novidades, se inscreva em meu canal no Youtube: Ciência Compartilhada