Ciência Compartilhada
Compartilhando Conhecimentos
Furei o Cano e agora?
Cano furado acidentalmente.
Ao furar a parede do banheiro para fixar o suporte de uma ducha higiênica, o cano de água, foi atingido. Depois de analisar o problema, a solução encontrada foi simples, eficiente e econômica.
Às vezes, aquela tarefa que parece fácil de ser executada
pode acabar em grande dor de cabeça, no caso em questão, parecia simples,
bastava um pequeno furo na parede, uma bucha com parafuso e tudo estaria
resolvido, só que não foi bem assim, simplesmente porque no meio do caminho
havia um cano de água. Problema criado, o jeito é arranjar uma solução que, de
preferência, seja a mais simples possível. No vídeo abaixo você verá como isso foi feito, de forma clara e objetiva.
Trabalho rápido e garantido, com pouquíssima sujeira e
custo mínimo.
Se gostou, então divulgue e ajude outras pessoas a se livrar desse inconveniente.
Hino de Piracicaba - SP
Piracicaba Que eu Adoro Tanto
Hino de Piracicaba - SP
Numa saudade, que punge e mata
Que sorte ingrata longe daqui,
Em um suspiro, triste e sem termo,
vivo no ermo, dês que parti.
Piracicaba que eu adoro tanto,
Cheia de flores, cheia de encantos...
Ninguém compreende a grande dor que sente
o filho ausente a suspirar por ti ! (estribilho)
Em outras plagas, que vale a sorte ?
Prefiro a morte junto de ti.
Amo teus prados, os horizontes,
o céu e os montes que vejo aqui.
Piracicaba que adoro... (estribilho)
Só vejo estranhos, meu berço amado,
Tendo ao teu lado o que perdi...
Pouco se importam com teu encanto,
Que eu amo tanto, dês que nasci...
Piracicaba que eu adoro tanto ...(estribilho)
Composição: Newton de A. Mello
Vídeo turístico de Piracicaba tendo como
fundo musical a melodia da música da cidade.
fundo musical a melodia da música da cidade.
Repondo revestimento após manutenção hidráulica
Após realizar um conserto hidráulico em tubulação embutida, é necessário refazer o reboco e recolocar o revestimento.
Se preferir, assista esse mesmo conteúdo no Youtube
Terminado o reparo hidráulico que deu motivo à quebradeira,
é hora de finalizar o serviço refazendo o acabamento da parede, acompanhe então
esse passo a passo em detalhes.
Preparando a massa e rebocando a parede.
A massa do reboco deve ser preparada da seguinte forma:
Uma parte de cal e uma parte de cimento para seis partes de
areia. Aplique a massa e nivele com uma régua, não precisa desempenar, também
não precisa aguardar a cura da massa para aplicar o revestimento.
Preparação e assentamento do revestimento.
A preparação do revestimento requer um pouco de atenção
devido à necessidade da execução do furo para a instalação da torneira.
Para isso, meça as distâncias entre as peças de revestimento
que estão instaladas e o centro da conexão, lembre-se de dar os descontos
relativos aos espaços das juntas.
Marque na parte de traz da peça o ponto da furação,
lembre-se que por ser na parte de trás, a medida da marcação horizontal deve ser
invertida.
Com o auxílio de uma serra mármore ou uma esmerilhadeira
utilizando disco diamantado, afine a traseira do revestimento ao máximo, para dessa
forma evitar que ele se quebre durante a furação, em seguida termine o serviço
com uma torquês, sempre verificando se o furo está saindo no local correto.
Pequenas variações na furação, não causarão problema, pois a canopla da torneira
cobrira.
Assente o revestimento repeitando os espaços das juntas,
utilize argamassa, aguarde alguns instantes e faça o rejuntamento.
Instalação da torneira.
Com o intuito de evitar nova dor de cabeça com esta conexão, execute a instalação da torneira de acordo com as seguintes recomendações:
Se for torneira plástica, não há inconvenientes, esta pode
ter a rosca da mesma dimensão da conexão.
Se for torneira metálica, esta deve ser de dimensão menor
que a conexão, utilizando uma bucha de redução para fazer a adaptação.
Caso queira utilizar torneira metálica com a mesma dimensão
da rosca da conexão, tome o cuidado de não aplicar fita veda rosca em excesso e
nem apertá-la demasiadamente.
Seguindo essas recomendações, dificilmente surgirão
problemas futuros.
►Nosso Blog: http://cienciacompartilhada.blogspot.com.br
►Nosso Canal: https://www.youtube.com/user/ivairpuerta
►Nosso Canal: https://www.youtube.com/user/ivairpuerta
Assine nosso canal, ficaremos muito felizes e gratos👍.
Como Substituir Uma Conexão Tê Azul na Tubulação
Olá!
A sua parede está ficando úmida e você não sabe por que?
Saiba que defeitos na tubulação hidráulica não é coisa rara de acontecer sendo que a maioria deles acaba em umidade e manchas na parede. Se esse for o seu caso, aqui vão algumas dicas, assim, você mesmo poderá resolver o problema.
No vídeo ao lado você vai ver como foi feita a substituição de
uma conexão Tê azul soldável que rachou na tubulação e estava provocando
umidade na parede. Verá também as
possíveis causas da rachadura e algumas formas de prevenção.
Rachaduras em conexões são defeitos muito comuns em instalações hidráulicas, elas são provocadas por excesso de esforço sobre partes da peça, normalmente causadas por instalações incorretas e resultam em umidade e manchas na parede.
Considerando que melhor do que aprender a resolver o problema,
é evitar que ele ocorra, deixo aqui algumas explicações sobre suas possíveis
causas e dentro disso, podemos destacar os principais erros cometidos durante a
instalação, são eles:
►Utilização de conexão soldável sem anel de reforço.
►Aplicação em excesso de fita veda rosca.
►Utilização de torneira com rosca da mesma dimensão da
conexão.
►Utilização de bucha de redução ou prolongador feito de
material metálico.
No primeiro caso, por questão de economia ou falta de
conhecimento, se instala a conexão simples, aquela que tem a mesma cor do tubo,
essa peça não possui reforço metálico na rosca, deixando-a bastante fragilizada
a esforços, principalmente aqueles exercidos pelo rosqueamento e aperto da
torneira.
Na segunda questão, utilizar fita veda-rosca em excesso pode
provoca um aumento demasiado da força exercida pela rosca da torneira sobre a
rosca da conexão fazendo-a se romper, neste caso, o ideal é o uso mínimo necessário
da fita.
Na terceira hipótese, o erro está na utilização de torneira metálica
com rosca de dimensão igual a da conexão, parece ilógico pensar que isso é
inadequado, mas veja: depois de acrescentar a fita veda rosca e rosquear à
torneira, irá ocorrer uma força contraposta entre as peças que nenhuma delas
absorverá, pois ambas são metálicas, como a conexão é a parte mais frágil entre
as duas, é ela que vai se romper.
E por fim, a quarta questão, é instalar uma torneira correta,
mas com a utilização de bucha metálica, o que incorre no mesmo erro já citado
no caso anterior.
A solução então é utilizar torneira com rosca menor e
acrescentar uma bucha plástica para adaptação entre as roscas.
Conhecendo as prováveis causas do problema, fica mais fácil compreender
o que ocorreu nesta conexão.
Veja que há uma fissura na parte plástica da rosca.
Uma forma de tentar impedir o defeito, é criar um reforço no
lado externo sobre a rosca da conexão e isso pode ser feito de algumas formas:
1 - Acrescentando uma ou duas abraçadeiras metálicas bem
apertadas sobre a rosca na parte externa da conexão.
2- Enrolando de forma bem apertada, arame de aço ou
galvanizado da mesma forma como sugerido para a abraçadeira.
3- Encaixando, sob pressão, um anel metálico.
Quaisquer desses métodos ajudam, porém, o melhor e mais
garantido é o ultimo por oferecer maior reforço.
Depois de entender sobre o defeito e a prevenção, passemos
ao conserto propriamente dito.
O Conserto:
A Limpeza da área em torno da conexão deve ser feita com extremo cuidado a fim
de não piorar ainda mais o problema, utilizando sempre ferramentas adequadas e
equipamentos de segurança, principalmente óculos.
Removido o revestimento e a massa que cobre a conexão,
observe as possibilidades de conserto, sempre levando em consideração o menor
uso possível de peças, além da localização exata de onde cada uma deve ficar. Não
corte e nem retire nada do lugar antes de ter certeza do que pretende fazer. Se
precisar, faça um desenho de como e onde as peças se encontram atualmente e
onde elas ficarão depois que o serviço estiver pronto.
Em alguns casos serão necessárias várias peças, tais como:
luvas comuns, luvas de correr, joelhos..., enfim, isso vai depender de cada
caso, mas é importante adquirir material de boa qualidade(normatizado) e dar atenção
especial à conexão de rosca, seja ela qual for, luva, tê ou joelho, essas peças,
devem possuir reforço metálico na rosca e normalmente são facilmente
identificadas por serem de cor azul.
Preparação do Material e Execução do Serviço
Na preparação das peças, mais precisamente sobre os pedaços
de tubo que serão necessários cortar, é muito importante fazer os cortes com o
máximo de precisão possível, nem muito justo e nem muito folgado, ou seja,
mantenha uma tolerância para a necessidade de algum movimento durante a
soldagem dos mesmos.
É importante fazer o lixamento das partes que serão unidas,
para isso utilize lixa 100.
Para garantir uma perfeita instalação e facilitar o encaixe
das peças, com exceção da remoção das rebarbas e suavização das quinas
remanescentes do corte, os lados dos tubos que receberão a luva de correr, não
devem ser lixados e sim limpos, a abrasividade causada pelo lixamento, pode
prejudicar a vedação do anel de borracha.
Utilize solução limpadora e preparadora sobre a superfície
de soldagem, saiba que esse material, muito mais do que limpar, tem ele a
função de auxiliar na fusão das peças, o que é muito diferente de uma simples
colagem.
Um detalhe importante e que merece muita atenção, se refere
ao alinhamento da rosca em relação à parede, devido à velocidade de ação do adesivo,
não há muito tempo para se fazer ajustes na posição da peça, por isso, uma
forma de facilitar esse trabalho, é rosquear provisoriamente uma torneira ou
alguma outra peça na rosca da conexão à ser soldada, dessa forma, haverá melhor
apoio para as mãos e maior facilidade na definição do alinhamento.
Para facilitar a entrada do tubo na luva de correr, utilize
detergente de cozinha ou óleo vegetal, nunca use óleo mineral ou graxa, esses
produtos podem alterar a estrutura química do anel de borracha e acabar
danificando a peça.
Para não se perder no alinhamento correto da luva de correr,
o ideal é medi-la e depois marcar as pontas dos tubos com a metade dessa medida
para cada um deles, isso facilitará muito na identificação da posição correta
em que ela deve ficar.
Antes de remendar a parede, faça o teste de pressão para
verificar se não há vazamentos, o que deve ser feito da seguinte forma: depois
da soldagem, aguarde algumas horas como recomenda o fabricante do adesivo e em
seguida tampe a saída da conexão com um plugue ou com a própria torneira, abra
o registro e observe se está tudo OK.
►Acompanhe aqui a segunda parte desse conserto.
►Acesse no YouTube nossa playlist de hidráulica para aprender coisas que você mesmo pode fazer:
►Nosso Blog: http://cienciacompartilhada.blogspot.com.br
►Nosso Canal: https://www.youtube.com/user/ivairpuerta
►Acompanhe aqui a segunda parte desse conserto.
►Acesse no YouTube nossa playlist de hidráulica para aprender coisas que você mesmo pode fazer:
Outras playlists de nosso canal no YouTube:
►Nosso Blog: http://cienciacompartilhada.blogspot.com.br
►Nosso Canal: https://www.youtube.com/user/ivairpuerta
Assine nosso canal, ficaremos muito felizes e gratos👍.
Substituindo o Flexível de Freio
Como Substituir o Flexível do Freio do Veículo
Muitas vezes não damos importância ás manutenções preventivas, porém isso pode colocar em risco a nossa própria vida e a de outros. O flexível de freio é um componente do sistema de frenagem, que tem como função transportar através do fluido de freio toda a pressão exercida sobre o pedal do veículo, provocando por esse meio o acionamento das lonas e pastilhas de freio. Com o passar do tempo, o material de que é feito se resseca e fissuras começam a aparecer, podendo causar vazamento de fluido ou até mesmo se romper durante uma frenagem. Para prevenir uma situação pela qual ninguém gostaria passar, a recomendação é a troca da peça assim que comece a aparecer os primeiros sinais de desgaste. No vídeo abaixo está um tutorial ensinando como proceder a substituição. Embora o procedimento apresentado tenha sido feito em uma kombi, o exemplo também pode ser seguido para serviço a serem executados em outras marcas e modelos de veículos.
Vídeo
Veja também:
Assinar:
Postagens
(
Atom
)