Sabão Líquido Caseiro

Receita Para Fazer Sabão Líquido com óleo Usado.
Aprenda passo a passo como fazer sabão líquido reaproveitando óleo sujo de frituras, assim você ajuda a preservar o meio ambiente e economiza algum dinheiro. Saiba que cada litro de óleo jogado no esgoto, contamina um milhão de litros de água, matando peixes e animais, então que tal colaborarmos para evitar isso?
Abaixo descrevo uma receita simples de fazer, usando óleo de qualquer tipo de fritura é possível fazer um sabão líquido de ótima qualidade parecido com detergente de cozinha e que serve como tal.

Receita:
  Para 1 litro 

-25g de soda em escamas
-150ml de óleo
-100ml de álcool de posto
-775ml de água
   Para 10 litros

-250g de soda em escamas
-1,5 litro de óleo
-1litro de álcool de posto
-7,75litros de água 
Atenção:
A soda é extremamente alcalina e pode provocar queimaduras na pele e olhos, portanto é aconselhável o uso de luvas e óculos de segurança.
Todos os instrumentos devem ser de plástico ou vidro para não serem atacados pela soda.
Execute primeiro a de menor volume para praticar e não haver desperdício.

Modo de preparo:
Dissolva os 25 g de soda em 50 ml de água e reserve, em outra vasilha, junte o óleo e o álcool, agora acrescente a soda previamente dissolvida, mexa aproximadamente durante 10 minutos (este tempo não é fixo, varia de acordo com a marca da soda e da temperatura ambiente) até começar a formar uma nata sobre a mistura, acrescente então mais 125 ml de água e continue mexendo por mais 10 minutos, (Obs.: se a mistura desandar ou seja ficar em forma de coalhada quando colocar a água, acrescente mais um pouco de álcool e continue mexendo), no final acrescente o restante da água e mexa por mais 10 minutos. A cor e a densidade ficam parecidas com a do mel.
Em seguida é só embalar e usar. Se quiser, pode reaproveitar embalagens de detergente vazias para facilitar o uso na pia. Este sabão serve para lavar louças e roupas, seu rendimento é excelente e praticamente não tem cheiro.
Cuidar do meio ambiente é dever de todos de uma mãozinha nesta luta, a natureza agradece.
Você pode também assistir aos vídeos e ver passo-a-passo todo o processo.

Vídeos no Youtube
Miniatura Miniatura
Para ver outros vídeos visite meu canal

Seguidores

Link de inscrição no Youtube

Se inscreva em meu canal do Youtube para receber novidades. Ciência Compartilhada