Sabão Líquido Caseiro

Receita Para Fazer Sabão Líquido com óleo Usado.
Aprenda passo a passo como fazer sabão líquido reaproveitando óleo sujo de frituras, assim você ajuda a preservar o meio ambiente e economiza algum dinheiro. Saiba que cada litro de óleo jogado no esgoto, contamina um milhão de litros de água, matando peixes e animais, então que tal colaborarmos para evitar isso?
Abaixo descrevo uma receita simples de fazer, usando óleo de qualquer tipo de fritura é possível fazer um sabão líquido de ótima qualidade parecido com detergente de cozinha e que serve como tal.

Receita:
  Para 1 litro 

-25g de soda em escamas
-150ml de óleo
-100ml de álcool de posto
-775ml de água
   Para 10 litros

-250g de soda em escamas
-1,5 litro de óleo
-1litro de álcool de posto
-7,75litros de água 
Atenção:
A soda é extremamente alcalina e pode provocar queimaduras na pele e olhos, portanto é aconselhável o uso de luvas e óculos de segurança.
Todos os instrumentos devem ser de plástico ou vidro para não serem atacados pela soda.
Execute primeiro a de menor volume para praticar e não haver desperdício.

Modo de preparo:
Dissolva os 25 g de soda em 50 ml de água e reserve, em outra vasilha, junte o óleo e o álcool, agora acrescente a soda previamente dissolvida, mexa aproximadamente durante 10 minutos (este tempo não é fixo, varia de acordo com a marca da soda e da temperatura ambiente) até começar a formar uma nata sobre a mistura, acrescente então mais 125 ml de água e continue mexendo por mais 10 minutos, (Obs.: se a mistura desandar ou seja ficar em forma de coalhada quando colocar a água, acrescente mais um pouco de álcool e continue mexendo), no final acrescente o restante da água e mexa por mais 10 minutos. A cor e a densidade ficam parecidas com a do mel.
Em seguida é só embalar e usar. Se quiser, pode reaproveitar embalagens de detergente vazias para facilitar o uso na pia. Este sabão serve para lavar louças e roupas, seu rendimento é excelente e praticamente não tem cheiro.
Cuidar do meio ambiente é dever de todos de uma mãozinha nesta luta, a natureza agradece.
Você pode também assistir aos vídeos e ver passo-a-passo todo o processo.

Vídeos no Youtube
Miniatura Miniatura
Para ver outros vídeos visite meu canal

8 comentários :

  1. Olá ! Estou pedindo socorro,pois errei ao fazer o sabão esqueci e acrescentei a soda em cima do óleo, após fui acrescentando agua e os demais...e aconteceu q separou a agua do óleo. Agora estou com uma enorme bacia dqle líquido com mais ou menos 1K de soda. E não sei o q fazer. Acrescento + àgua parece q vai dar o ponto, mais depois nada acontece.Acrescentei até farinha de milho p ver se virava sabão. Enqto mais água acrescento mais líquido se torna.Acabei separando o óleo e estou com tudo isso ali, sem saber o q fazer. Me socorre por favor. Nunca , nem , tentarei + fazer sabão líquido. Fiz um sabão em pedra,com minha própria receita e deu certo. Mas este está me dando um trabalhão. Agradeço por sua atenção se puderes me ajudar, te agradeço tb. Obrigada. Nilza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilza, que pena que você não conseguiu, este sabão é difícil mesmo de fazer, o seu sabão desandou e para não perder o material que já foi utilizado descarte o líquido e guarde a massa em uma tigela de vidro por duas semanas ou mais até que fique seco e depois utilize para lavar roupas, mas use pouco de cada vez porque ele fica muito forte é o que eu faço quando o meu também dá errado. Abraços.

      Excluir
  2. Fiz a receita de 1 litro e ficou maaais ou menos , fiz a de 10 litros então e ficou um "espetáculo " rsrs , obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Silvio, a preparação deste sabão é meio crítica mesmo, mas quando dá certo ele fica show, grato pelo comentário, abraços.

      Excluir
  3. fiz o sabao mas parece que o oleo ficou por cima o que posso acrescentar para melhorar o sabao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu sabão desandou, não há muito o que fazer, descarte o líquido que tem a cor do óleo e guarde a parte que ficou branca, depois de alguns dias essa parte irá endurecer e aí você poderá utiliza-la como sabão em barra.

      Excluir
  4. Faço sempre, não consigo usar outro detergente, eu coloco essência e fica um espetáculo fiz com um kg de soda e obtive 60lts muito bommm!!! valeuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Elis Sato, passe pra mim a quantidade exata que vc usa com 1 kg de soda pois faço para render bastante e ficar bom tb e qual a essência que vc usa por favor, se for possível, obrigada bj, Eliana (elianac1972@hotmail.com)

      Excluir

Seguidores

Link de inscrição no Youtube

Se inscreva em meu canal do Youtube para receber novidades. Ciência Compartilhada